1. TRIBLÁSTICOS - possuem três tecidos: ectoderme, mesoderme e endoderme;
2. BILATERALIDADE;
3. METAMERIZAÇÃO - corpo constituídos por metâmeros (segmentos, anéis);
4. APRESENTAM CERDAS - estruturas de quitina que servem para locomoção e auxiliam no deslocamento e na respiração branquial nos anelídeos aquáticos.
Estrutura das cerdas |
- com poucas e pequenas: OLIGOQUETAS (ex.:minhocas);
- com muitas e grandes: POLIQUETOS (ex.: Nereis sp.);
- sem cerdas: HIRUDINEOS (ex.: sangue-sugas).
5. PROTOSTÔMIOS (blastóporo da origem à boca). CELOMADOS (apresentam Celoma que é a cavidade do corpo originado no interior do mesoderma. ESQUIZOCELOMA.
Essa cavidade do corpo é preenchida por um fluido, onde o intestino e todos os outros órgãos se encontram.
6. ESTRUTURA INTERNA:
- PAPO- armazena o alimento.
- MOELA- é ali onde se "moem" os alimentos ingeridos, através de pedrinhas também ingeridas pelo organismo.
- GÂNGLIOS- cada um comanda um segmento.
REPRODUÇÃO |
Quando duas minhocas, por exemplo, se encontram e trocam espermatozoides, cada uma armazena temporariamente os espermatozoides que recebeu da outra; depois os depositas, junto com seus próprios óvulos, em um casulo de muco, que fica dentro do próprio animal, num lugar mais espesso: o citelo; onde os espermatozoides fecundam os óvulos e produz vários embriões. O casulo então, é liberado num local protegido no solo, e os embriões se desenvolvem e originam filhotes.
8. RESPIRAÇÃO:
Os oligoquetos e hirudíneos (minhocas e sangue-sugas) têm respiração cutânea, isto é, pela pele. Já os poliquetos, por serem aquáticos, têm respiração branquial, ou seja, pelas branquias, que nesse caso, ficam nas cerdas, que são grandes e estão em grande quantidade.
9. POSSUEM UMA CUTÍCULA PROTETORA;
10. TÊM MÚSCULOS BEM DESENVOLVIDOS:
11. SISTEMA NERVOSO:
O sistema nervoso é formado por um par de gânglios cerebrais semelhantes a um cérebro que se localiza acima e a frente da faringe, um anel de cordões nervosos ao redor da faringe, conecta-se a gânglios ventrais em cada segmento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário