quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Origem da Vida na Terra

Muitos buscaram entender a origem da vida no planeta Terra. Destacamos aqui, três teorias:

TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU ABIOGÊNESE

O filósofo grego Aristóteles acreditava que a vida podia originar-se da matéria bruta, inanimada, pela existência de um "princípio ativo", de modo que uma porção de lama seria capaz de originar a vida de um crocodilo, por exemplo. Contudo, havia pessoas que não acreditavam nessa ideia e elaboraram outras teorias, tais como:

Experimento de Redi
  • REDI (1668) - Na tentativa de provar que essa teoria não era verdadeira, Redi colocou um pedaço de carne em dois potes. Um deles, fechou com um tecido de algodão bem fininho, para que o oxigênio pudesse passar, e outro, deixou aberto para que os insetos, como as moscas, pudessem deixar seus ovos. Assim, dias depois, mostrou que só havia larvas no pote aberto e no fechado nenhum tipo de ser vivo.
  • SPALLANZANI (1768) – Spallanzani ferveu por uma hora vários frascos com caldo de carne para matar os microrganismos que ali poderiam existir. Deixou alguns frascos abertos e outros fechados, para observar a diferença. Tempos depois, ele percebeu que apenas nos frascos abertos havia presença de microrganismos, assim provando que os microrganismos teriam vindo do ar, e não que a carne ficara daquele jeito a partir de um princípio ativo. Porém, quem ainda acreditava na teoria da abiogênese, dizia que quando ele ferveu, além de eliminar os microrganismos, impediu a passagem de oxigênio, e assim, o caldo havia perdido o seu "princípio ativo".

    Experimento de Pasteur
  • PASTEUR (1864) – O cientista francês Louis Pasteur também ferveu caldo de carne em um vidro, só que com um pescoço de cisne. A fervura matou todos os seres que poderiam estar presentes. Quando o caldo de carne esfriou, o ar e os microrganismos entraram no frasco, mas ficaram retidos na curva do gargalo. Então, Pasteur quebrou o gargalo. Assim, permitindo a entrada dos microrganismos. Como Pasteur dessa vez não vetara a entrada do ar, quebrando assim o argumento dos contrários à teoria, provou definitivamente que os microrganismos teriam vindo do ar, e não pela geração espontânea.


TEORIA DA PANSPERMIA

Giordano Bruno disse “A vida é um evento comum no universo, e teria vindo parar na Terra de carona." Sua teoria foi efetivada por Svante Arrhenius. Eles acreditavam que a vida teria vindo de outro lugar, através de um meteorito, por exemplo, e se desenvolvido na Terra.
ALH 84001


Na verdade, esta teoria ficou esquecida por muitos anos, até um meteorito denominado ALH84001 cair na Antártida trazendo possíveis células vivas. Depois de analisarem a composição química do meteorito, concluíram que ele possivelmente seria originário de Marte. Depois, a teoria ficou ainda mais conhecida quando o meteorito de Mutchinson, que continha aminoácidos muito semelhantes aos nossos, caiu na Austrália em 1969.
* Se o meteorito possivelmente teria vindo de Marte trazendo algo muito semelhante à vida, como em Marte não há vida conhecida? Talvez ela só seja capaz de se desenvolver na Terra?




TEORIA DE OPARIN-HALDANE

Em 1929, Aleksander Oparin e John Haldane, ao mesmo tempo, na Rússia e no Reino Unido, respectivamente, tiveram a mesma idéia. Eles acreditavam que a vida teria se formado na Terra, desta forma: gases da atmosfera primitiva secundária (CH4, NH3, CO2, N2, H2, H2S, H2O) + Energia do Sol + Energia dos raios de tempestades = COACERVADOS (aminoácidos e proteínas dentro de gotículas de água envoltas por ácido graxo, que se formavam nas nuvens).  Quando caíam na terra em forma de chuva, formavam pequenas poças. Através do intemperismo, as rochas forneciam minerais, tais como: cálcio (Ca), potássio (K) e fosfato (P). Os minerais se juntaram com os coacervados que estavam nas poças. Depois de muitas modificações sofridas pelos raios solares e de tempestades, originou-se a primeira célula viva. Dentro das células, há uma fita de uma subtância química-orgânica que consegue se multiplicar quase igualmente (não está imune a modificações), que contém os códigos que determinam todas as características genéticas dos indivíduos. É chamado de ácido desoxirribonucleico (DNA).


            Lembramos que não há uma teoria que seja completamente correta, todas são apenas hipóteses, porém, a teoria de Oparin-Haldane é a mais aceita, porque melhor explica a origem da vida no planeta Terra.

Clique no link abaixo para saber mais curiosidades sobre este assunto:

Fontes consultadas:

Texto por: Laura França

Nenhum comentário:

Postar um comentário