terça-feira, 10 de abril de 2012

Citologia

ESTRUTURA QUÍMICA E METABOLISMO CELULAR

A Citologia é a ciência que estuda a célula, sua estrutura e funções. No entanto, para podermos entender bem uma célula, precisamos primeiro conhecer do que ela é feita.

COMPONENTES QUÍMICOS DA CÉLULA

                                                             Célula Animal                   Célula Vegetal

Água                                                             60%                                  70%
Substâncias minerais                             4,3%                                 2,75%
Glicídios                                                      6,2%                                 18%
Lipídios                                                       11,7%                               0,5%
Proteínas                                                    17,8%                               4%


ÁGUA

Um dos componentes básicos da célula é a água. A água é o solvente universal. Para que as substâncias possam se encontrar e reagir, é preciso existir água. A água também ajuda a evitar variações bruscas de temperatura, pois apresenta valores elevados de calor específico, calor de vaporização e calor de fusão. Organismos pecilotérmicos não podem viver em lugares com temperaturas abaixo de zero, pois como não são capazes de controlar a temperatura do corpo, a sua água congelaria e os levaria à morte. Nos processos de transporte de substâncias, intra e extracelulares, a água tem importante participação. A água também tem função lubrificante, estando presente em regiões onde há atrito, como por exemplo, nas articulações.

A quantidade de água varia de acordo com alguns fatores:


1º - Metabolismo: é o conjunto de reações químicas de um organismo, podendo ser classificado como metabolismo energético e plástico. Quanto maior a atividade química (metabolismo) de um órgão, maior o teor hídrico.


2º - Idade: o encéfalo do embrião tem 92% de água e o do adulto 78%. A taxa de água em geral decresce com a idade.

3º - Espécie: na espécie humana há 64% de água e nas medusas (água-viva) 98%. Esporos e sementes
vegetais são as estruturas com menor proporção de água (15%).



Quantidade de água do peso total em alguns órgãos humanos:

Encéfalo de embrião: 92,0%
Músculos: 83,4%
Cérebro: 77,8%
Pulmões: 70,9%
Coração: 70,9%
Osso: 48,2%
Dentina: 12,0%


SAIS MINERAIS

Aparecem na composição da célula sob duas formas básicas: imobilizada e dissociada. Se apresentam sob a forma imobilizada como componentes de estruturas esqueléticas (cascas de ovos, ossos, etc.). Sob forma dissociada ou ionizada.


GLICÍDIOS

Os glicídios são também conhecidos como açúcares, sacarídios, carboidratos ou hidratos de carbono. São moléculas compostas principalmente de: carbono, hidrogênio, oxigênio. Os açúcares mais simples são os monossacarídios, que apresentam fórmula geral. O nome do açúcar é dado de acordo com o número de átomos de carbono da molécula, seguido da terminação OSE. Por exemplo, triose, pentose, hexose. São monossacarídios importantes: glicose, frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

A junção de dois monossacarídeos dá origem a um dissacarídio. Ex. sacarose. Quando temos muitos monossacarídeos ligados, ocorre a formação de um polissacarídeo, tal como o amido, o glicogênio, a celulose, a quitina, etc. Os glicídios são a fonte primária de energia para as atividades celulares, podendo também apresentar funções estruturais, isto é, formar estruturas celulares. Enquanto as plantas produzem seus próprios carboidratos, os animais incorporam-nos através do processo de nutrição.


LIPÍDIOS

A principal propriedade deste grupo de substâncias é o fato de serem insolúveis em água. Essas substâncias são formadas por C, H e O, mas em proporções diferentes dos carboidratos. Fazem parte deste grupo as gorduras, os óleos, as ceras e os esteróides. As gorduras e os óleos formam o grupo dos triglicerídios, pois, por hidrólise, ambos liberam um álcool chamado glicerol e 3 "moléculas" de ácidos graxos. O ácido graxo pode ser saturado ou insaturado. O saturado é aquele onde há somente ligações simples entre os átomos de carbono, como por exemplo, o ácido palmítico e o ácido esteárico.O ácido graxo insaturado possui uma ou mais ligações duplas entre os carbonos, como, por exemplo, o ácido oléico.

R = 10 ou mais átomos de carbono.

Um lipídio é chamado "gordura" quando está no estado sólido à temperatura ambiente; caso esteja no estado líquido será denominado "óleo". As ceras são duras à temperatura ambiente e macias quando são aquecidas. As ceras, por hidrólise, liberam "uma" molécula de álcool e ácidos graxos, ambos de cadeia longa. Os esteróides são lipídios de cadeia complexa. Como exemplo, pode-se citar o colesterol e alguns hormônios: estrógenos, testosterona.


PROTEÍNAS

São os principais constituintes estruturais das células. Elas têm três papéis fundamentais:

1º -estruturam a matéria viva (função plástica), formando as fibras dos tecidos;
2º -aceleram as reações químicas celulares (catálise) - neste caso as proteínas são chamadas de enzimas (catalisadores orgânicos);
3º funcionam como elementos de defesa (anticorpos).

As proteínas são macromoléculas orgânicas formadas pela junção de muitos aminoácidos (AA). Os aminoácidos são as unidades (monômeros) que constituem as proteínas (polímeros). Qualquer aminoácido contém um grupo carboxila e um grupo amina.



*Quem quiser saber mais sobre citologia, dê uma olhada no site que foi tirado o texto. Lá explica aprofundadamente os componentes da célula, sua função e sua composição química. Além de abordar sobre outros assuntos da Biologia.

Postado por: Raquel




Nenhum comentário:

Postar um comentário