Compreendem o grupo mais numeroso do Reino Fungi. Neste grupo se encontram os fermentos biológicos, os bolores e as orelhas-de-pau.
Características:
1. EUCARIOTAS: células dotadas de núcleo.
2. UNICELULARES: contituídos de uma única célula. Ex.: leveduras.
3. MULTICELULARES: constituídos por mais de uma célula.
4. HETEROTRÓFICOS por asborção: são decompositores.
5. HIFAS: estrutura filamentosa, formada por micélio, que podem compartilhar, ou não, um único citoplasma. Se sim, recebem o nome de cenóticas, se não compartilham, são chamadas septadas.
6. DIGESTÃO EXTRACELULAR: quando o alimento entra no organismo, são formados vacúolos digestivos. São produzidas, então, enzimas digestivas, que penetram nesses vacúolos e digerem o alimento, que depois é liberado para o citoplasma do organismo, que o absorve e transforma o alimento em energia.
7. REPORODUÇÃO ASSEXUADA: o esporo ( no caso o ascóporo ) cai no chão, absorve os minerais, se desenvolve e se vira um novo fungo.
8. REPRODUÇÃO SEXUADA: duas hifas se encontram, trocam material genético e dão origem a um novo organismo.
levedurasAscomycota - AscomicetosReúnem a maioria das espécies e podem ser unicelulares como as leveduras ou ainda espécies formadoras de hifas.Podem ser encontrados em troncos em decomposição ou no solo. As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento. A característica marcante dos ascomicetos formadores de hifas, é a formação de esporos na fase sexuada, chamados ascósporos, que se formam no interior de ascos (sacos). No entanto na fase assexuada forma-se esporos na sua extremidade chamados de conidiósporo. Saccharomyces Cerevisiae (levedura da cerveja) *A levedura Sccharomyces cerevisiae obtem energia tanto na presença quanto na ausência de oxigênio, chamadas então de anaeróbios facultativos, devido a esta característica é muito utilizada na fermentação de massas para a produção de pães, e bebidas alcoólicas como os vinhos e cervejas. Morchella spp *As trufas e os gêneros Morchella são muitos utilizados na culinária, principalmente na Europa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário