segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ascomicetos



      Compreendem o grupo mais numeroso do Reino Fungi. Neste grupo se encontram os fermentos biológicos, os bolores e as orelhas-de-pau.

Características:

1. EUCARIOTAS: células dotadas de núcleo.

2. UNICELULARES: contituídos de uma única célula. Ex.: leveduras.

3. MULTICELULARES: constituídos por mais de uma célula.

4. HETEROTRÓFICOS por asborção: são decompositores.

5. HIFAS: estrutura filamentosa, formada por micélio, que podem compartilhar, ou não, um único citoplasma. Se sim, recebem o nome de cenóticas, se não compartilham, são chamadas septadas.

6. DIGESTÃO EXTRACELULAR: quando o alimento entra no organismo, são formados vacúolos digestivos. São produzidas, então, enzimas digestivas, que penetram nesses vacúolos e digerem o alimento, que depois é liberado para o citoplasma do organismo, que o absorve e transforma o alimento em energia.

7. REPORODUÇÃO ASSEXUADA: o esporo ( no caso o ascóporo ) cai no chão, absorve os minerais, se desenvolve e se vira um novo fungo.


8. REPRODUÇÃO SEXUADA: duas hifas se encontram, trocam material genético e dão origem a um novo organismo.





leveduras

Ascomycota - Ascomicetos

Reúnem a maioria das espécies e podem ser unicelulares como as leveduras ou ainda espécies formadoras de hifas.Podem ser encontrados em troncos em decomposição ou no solo.   


As leveduras se reproduzem assexuadamente por brotamento. A característica marcante dos ascomicetos formadores de hifas, é a formação de esporos na fase sexuada, chamados ascósporos, que se formam no interior de ascos (sacos). No entanto na fase assexuada forma-se esporos na sua extremidade chamados de conidiósporo.



                                 Saccharomyces Cerevisiae (levedura da cerveja)


                                      

*A levedura Sccharomyces cerevisiae obtem energia tanto na presença quanto na ausência de oxigêniochamadas então de anaeróbios facultativos, devido a esta característica é muito utilizada na fermentação de massas para a produção de pães, e bebidas alcoólicas como os vinhos e cervejas.


                                                             
Morchella spp
                                

                                         

*As trufas e os gêneros Morchella são muitos utilizados na culinária, principalmente na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário