segunda-feira, 11 de junho de 2012

Filo Porifera - Poríferos

             Têm poros por todo o corpo, sendo parecido e podendo ser usado como uma esponja de banho.

Características: 


1. EUCARIOTAS;

2. HETEROTRÓFICOS;

3. Apresentam uma COOPERAÇÃO CELULAR: cada célula é responsável por uma função no organismo;

4. Tem COLÁGENO;

5. Dotados de POROS por todo o corpo;

6. NÃO formam TECIDOS;

Filo Porífera7. ESTRUTURA: 
  •    ósculo: cavidade maior, por onde sai a água que entra pelos poros.
  •    coanócitos: célula responsável pela digestão.
  • espículas: pequenos espinhos de calcário ou sílica.
  • átrio ou espongiocele: cavidade central na qual a água que entra pelos poros fica, até ser liberada, através do ósculo.
  •   porócitos: pequenos cavidades por onde passa agua que vai entrar na espongiocele.
  •    amebócito: células amebóides que distribuem o alimento digerido pelos coanócitos, que pode mudar de forma constantemente, podem substituir qualquer outra célula e são eles os responsáveis pela produção dos gametas, tanto os femininos quanto os masculinos.
  •    pinacócito: formam a pinacoderme, a camada mais exposta da esponja.


8. DIGESTÃO EXTRACELULAR:
A água entra no átrio através dos poros. Na água estão os alimentos que o coanócito vai capturar com a ajuda dos flagelos e dos ''colarinhos''. Quando o alimento entra no coanócito, são formados vacúolos digestivos. Penetram nesses vacúolos, enzimas digestivas, que absorvem o alimento, que depois é liberado para o citoplasma da célula. O alimento então, é absorvido e transformado em energia. Em seguida, vem os amebócitos, que fazem a distribuição dessa energia para as outras células da esponja.

9. REPRODUÇÃO ASSEXUADA: Brotamento
Um grupo de células se une e formam pequenos brotos. Estes brotos podem permanecer presos ao corpo da esponja que o produziu ou se soltarem. Quando eles se soltam, formam um outro individuo isolado.

10. REPRODUÇÃO SEXUADA:
São produzidos espermatozóides e óvulos. Os espermatozóides são móveis e, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro indivíduo da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que, ao contrário dos espermatozóides, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva que nada e, depois que se fixa, tranforma-se em uma esponja adulta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário