1. Tem tecido verdadeiro: primeiro grupo dos metazoa que apresenta tecidos verdadeiros, a epiderme e a gastroderme, responsáveis pelo movimento muscular (epitélio-musculares) e digestão (epitélio-digestivas), respectivamente.
2. Forma / Estrutura:
- Simetria radial: '' O animal tem corpo cuja seção é circular, onde pode-se passar raios que dividem o organismo em partes iguais. A Fimetria radial caracteriza-se quando planos longitudinais, que passam pelo centro do corpo do animal dividem o mesmo em partes iguais. A simetria radial é encontrada em algumas esponjas e em todos os cnidários (corais, anêmonas e medusas). "
- Forma polipóide: Forma fixa no substrato marinho lacustre ou em madeiras, rochas ou qualquer substrato submerso em água doce ou salgada
- Forma medusóide: forma livre natante com formato de guarda-chuva.
3. Sistema nervoso difuso: os neurônios estão espalhados pelo corpo do animal formando uma rede. Têm como função coordenar as atividades e fazer a percepção dos estímulos externos.
4. Primeiro organismo com boca: ''A boca separa o intestino do meio externo, já que esses organismos não são mais filtradores como acontece com os poríferos. Isso fez com que se diferenciasse um ambiente interno: A CAVIDADE GASTROVASCULAR (CGV), onde inicia a digestão (e que apresenta uma composição química diferente do meio circundante."
5. Cavidade Gastrovascular: Tem a função de digestão e de fazer circular os nutrientes pelo animal.
6. Tentáculos: ajudam na captura de alimentos e na defesa do animal.
7. CNIDOBLASTO: células de ataque-defesa que quando se sentem ameaçadas, lançam um veneno contra a origem da ameaça. Estão ligados a uma rede nervosa difusa, que promove um disparo de cnidoblastos de uma determinada região do animal.
8. Células fotorreceptoras: que detectam a luz.
9. Dióicos: apresentam sexos separados.
10. Reprodução ASSEXUADA POR BROTAMENTO E SEXUADA: METAGÊNESE
" Neste tipo de reprodução ocorre duas fazes: uma fase assexuada e uma fase sexuada. Na fase assexuada, há reprodução por brotamento, e na fase sexuada ocorre um encontro do óvulo e do espermatozóide formando um ovo ou zigoto, este se transforma em uma lerva chamada plânula, que nada ativamente, indo se fixar no substrato e formando uma nova colônia."
Nenhum comentário:
Postar um comentário